EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚCIDA E CIDADÃ
A educação infantil é a primeira etapa das crianças na escola, o primeiro contato com um mundo do saber de forma sistematizada, cujos conhecimentos e relações sociais estabelecidos devem propiciar um desenvolvimento integral em aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, capaz de complementar a ação da família e de outros espaços sociais.
A Escola TENIR oferece na educação infantil os seguinte cursos nos períodos matutino e vespertino:
Maternal (para crianças com 2 anos completos até 31 de março do corrente ano);
Nível I (para crianças com 3 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível I realizam aulas de informática, brinquedoteca e educação física;
Nível II (para crianças de 4 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível II realizam aulas de informática, brinquedoteca, educação física e levam deveres de casa para reforçar o aprendizado em sala;
Nível III (para crianças de 5 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível III realizam aulas de inglês, informática, inteligência emocional, educação física e levam deveres de casa para reforçar o aprendizado em sala.
Nossas salas de aulas são arejadas e climatizadas com o seguinte horário de funcionamento:
Período matutino – entrada às 7h e saída às 11h
Período vespertino – entrada às 13h e saída às 17h
Nossa proposta pedagógica considera a criança sujeito de direitos, capaz de protagonizar sua história e construir sua identidade pessoal e coletiva através de experiências lúdicas e a aquisição de saberes cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico que valorizem o respeito à diversidade, com vistas à cidadania plena.
Assim sendo, desenvolvemos um processo avaliativo que garanta a observação da continuidade dos processos de aprendizagens das crianças por meio de estratégias educacionais que respeitem as especificidades etárias e integrem suas experiências.
PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O corpo docente da Educação Infantil da escola TENIR é assim constituído:
A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO
A rotina escolar é uma sequência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola.
Apóia-se na reprodução diária de momentos que remetem às situações do cotidiano.
De uma canção na entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes das atividades que se seguirão.
A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca se alteram:
HORÁRIO
AGUARDANDO
ETAPAS
CHAMADA INTERATIVA
O professor sugere ao grupo que observe e verifique quem está presente e quem faltou
Após nomearem os faltantes, então começa a chamada propriamente dita, que pode ser realizada de diversas formas:
ESCOLHA DO AJUDANTE DO DIA
A escolha do ajudante do dia pode ser efetuada com várias dinâmicas:
TAREFA
Retoma-se a atividade de casa do dia anterior esse momento é onde são recolhidas as atividades de casa e feitas algumas correções.
ATIVIDADE DE SALA
Organização e apresentação das atividades que serão realizadas no dia.
RECREIO
Lanche – brinquedos – (monitorado por todas as professoras)
ATIVIDADE DE RELAXAMENTO
Momento fundamental para que posteriormente possa ser realizada a retomada das atividades de sala (pode ser uma música ou historinha).
ATIVIDADES DE SALA
Ocasião onde são concluídas as atividades propostas para o dia.
AGENDA
Atividade de casa (explicação da atividade que deverá ser realizada em casa).
AULAS SEMANAIS
A Educação Infantil e as turmas do 1º Ano contam ainda com as seguintes aulas semanais:
UNIFORME
A Escola Tenir adota o uniforme escolar como forma de manutenção da igualdade e respeito às diferenças.
Ele é composto dos seguintes itens:
- Camiseta manga curta com estampa sublimada;
- Camiseta manga curta;
- Camiseta regata;(*)
- Short saia feminina; (*)
- Bermuda capri feminina;
- Bermudão microfibra;
- Bermuda microfibra;
- Bermuda ciclista feminina;
- Jaqueta e calça; (**);