EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚCIDA E CIDADÃ

A educação infantil é a primeira etapa das crianças na escola, o primeiro contato com um mundo do saber de forma sistematizada, cujos conhecimentos e relações sociais estabelecidos devem propiciar um desenvolvimento integral em aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, capaz de complementar a ação da família e de outros espaços sociais.


A Escola TENIR oferece na educação infantil os seguinte cursos nos períodos matutino e vespertino:


Maternal (para crianças com 2 anos completos até 31 de março do corrente ano);

Nível I (para crianças com 3 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível I realizam aulas de informática, brinquedoteca e educação física;

Nível II (para crianças de 4 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível II realizam aulas de informática, brinquedoteca, educação física e levam deveres de casa para reforçar o aprendizado em sala;

Nível III (para crianças de 5 anos completos até 31 de março do corrente ano) os alunos que cursam o nível III realizam aulas de inglês, informática, inteligência emocional, educação física e levam deveres de casa para reforçar o aprendizado em sala.


Nossas salas de aulas são arejadas e climatizadas com o seguinte horário de funcionamento:


Período matutino – entrada às 7h e saída às 11h

Período vespertino – entrada às 13h e saída às 17h


Nossa proposta pedagógica considera a criança sujeito de direitos, capaz de protagonizar sua história e construir sua identidade pessoal e coletiva através de experiências lúdicas e a aquisição de saberes cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico que valorizem o respeito à diversidade, com vistas à cidadania plena.

Assim sendo, desenvolvemos um processo avaliativo que garanta a observação da continuidade dos processos de aprendizagens das crianças por meio de estratégias educacionais que respeitem as especificidades etárias e integrem suas experiências.

PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O corpo docente da Educação Infantil da escola TENIR é assim constituído:

Profª. tatianne
Coordenadora Educação Infantil
Profª. cida
Profª. rafaelly
Profª. elisangela
Profª. bené
Profª. madalena
Profª. sandrielly
Profª. Kássia
Profª. Eliane
Profª. Bruna Carla
Profª. Ana Carla
Profª. Carol

A ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO

A rotina escolar é uma sequência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola.

Apóia-se na reprodução diária de momentos que remetem às situações do cotidiano.

De uma canção na entrada à hora do lanche, os alunos já ficam cientes das atividades que se seguirão.

A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase nunca se alteram:

  • A chegada, a roda, o lanche, o pátio, a saída, e é importante manter constantes os parâmetros principais da rotina, para que as crianças se sintam seguras e não se desorganizem.
  • Não podemos esquecer que as atividades organizadas contribuem, direta ou indiretamente, para a construção da autonomia e para o desenvolvimento de competências que serão fundamentais futuramente.
  • HORÁRIO

    AGUARDANDO

    ETAPAS

  • Acolhida: momento onde se faz a saudação, oração e músicas. Se houver alguma data especial, o professor conversa sobre ela com os alunos: data cívica ou aniversário de algum aluno (mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim de semana).
  • Separação e identificação do lanche que deve ser guardado na geladeira.
  • Verificação das agendas – assim que as crianças entram na sala, as agendas são verificadas para checar se há algum recado ou recomendação especial dos responsáveis.
  • Calendário (dia, mês, ano) e tempo (a estação do ano é relembrada e verifica-se se algumas características estão presentes no dia. As condições climáticas são, então, registradas através de cartaz do tempo).
  • CHAMADA INTERATIVA

    O professor sugere ao grupo que observe e verifique quem está presente e quem faltou

    Após nomearem os faltantes, então começa a chamada propriamente dita, que pode ser realizada de diversas formas:

  • Preenchendo o quadro “Quantos somos?”, ou num quadro que possua as fichas de todos os alunos (retira-se as fichas dos que estão faltando e em seguida conta-se quantos alunos estão presentes, podendo ser até um momento para trabalhar com os nomes dos alunos), bonequinhos com o nome dos alunos para colocar num quadro específico.
  • Toda essa atividade de chamada interativa vai permitir a descoberta e consolidação de valores, além de ser muito agradável para a criança pelo seu caráter lúdico e participativo, valorizando a presença de cada um e permitindo, embora dentro da rotina, muitas variações.
  • Obs.: No 1º Ano do Ensino Fundamental essa etapa é simplificada falando sobre a data (dia, mês e em que ano estamos? Tem alguma data especial que se comemora hoje? Pode ser data cívica ou aniversário de algum aluno).
  • ESCOLHA DO AJUDANTE DO DIA

    A escolha do ajudante do dia pode ser efetuada com várias dinâmicas:

  • Um casal por dia ou apenas um ajudante, alternadamente menino/menina, escolhido através de sorteio ou ordem alfabética.
  • A esses ajudantes, nesse dia, caberá colaborar em todas as atividades, tais como: distribuir materiais, bilhetes, organizar a sala, etc.
  • TAREFA

    Retoma-se a atividade de casa do dia anterior esse momento é onde são recolhidas as atividades de casa e feitas algumas correções.

    ATIVIDADE DE SALA

    Organização e apresentação das atividades que serão realizadas no dia.

    RECREIO

    Lanche – brinquedos – (monitorado por todas as professoras)

    ATIVIDADE DE RELAXAMENTO

    Momento fundamental para que posteriormente possa ser realizada a retomada das atividades de sala (pode ser uma música ou historinha).

    ATIVIDADES DE SALA

    Ocasião onde são concluídas as atividades propostas para o dia.

    AGENDA

    Atividade de casa (explicação da atividade que deverá ser realizada em casa).

    AULAS SEMANAIS

    A Educação Infantil e as turmas do 1º Ano contam ainda com as seguintes aulas semanais:

  • Maternal, níveis I, II, III e 1º Ano – Educação Física – onde são trabalhados principalmente o equilíbrio, a motricidade e a socialização;
  • Níveis I, II e III – Informática;
  • Níveis III e 1º Ano – Inglês e inteligência emocional.
  • UNIFORME

    A Escola Tenir adota o uniforme escolar como forma de manutenção da igualdade e respeito às diferenças.

    Ele é composto dos seguintes itens:

    1. Camiseta manga curta com estampa sublimada;
    2. Camiseta manga curta;
    3. Camiseta regata;(*)
    4. Short saia feminina; (*)
    5. Bermuda capri feminina;
    6. Bermudão microfibra;
    7. Bermuda microfibra;
    8. Bermuda ciclista feminina;
    9. Jaqueta e calça; (**);

    (*) Modelo apenas para educação infantil

    (**) Modelo com forro para o inverno.

    Nossos Fornecedores